Atividades

A Pousada Lagoa do Cassange, está localizada na Praia do Cassange, entre o mar e a lagoa, no meio da Península de Maraú. É um lugar tranqüilo à 9 km das piscinas naturais de Taipu de Fora, 20 km de Barra Grande, 36 km de Itacaré e 140km de Ilhéus.
 
Uma localização estratégica para você fazer todos os passeios(alguns exclusivos) e conhecer esta região maravilhosa.

CAMINHADA DA  MATA FOME, TANQUE, ILHA DOS TUBARÕES

Navegaremos pelo Rio do Céu ouvindo apenas os sons do mangue e o
barulho dos remos na água. Enquanto nos equilibramos na canoa podemos observar o equilíbrio ambiental nesse “berçário natural”. É aqui no mangue que se desenvolvem os plânctons, base da cadeia alimentar dos mares. Ostras, aratus, caranguejos e siris, peixes pulando, garças brancas e azuis procurando petiscos, beiradeiros em suas canoas tradicionais, escavadas em um tronco de árvore, são nossos companheiros nessa viagem.
Desembarcamos na Ilha do Tanque e nosso guia vai apontando a diversidade existente nesse paraíso. “Esse é o imbé, um cipó muito utilizado para fazer samburás e jequis, aqui uma jataipeba, madeira boa para fazer barco e que só perde em qualidade para o jacarandá...”
Seguindo a trilha, passamos por paisagens bucólicas e chegamos a um campo aberto com algumas casinhas. A principal é a casa de farinha. Se você for uma pessoa de sorte poderá assisti-la em pleno funcionamento. Continuamos nossa caminhada pela mata... agora um trecho um pouco mais íngreme mas com um final recompensador: a vista deslumbrante da Baía de Camamu com seus recortes, suas ilhas e córregos. Sentamos para contemplar e o guia gentilmente nos brinda com água mineral fresquinha. Voltamos para a trilha e a fartura da região se faz presente... cacau, banana, jaca, limão balão, cajarana, cana, bili-bili (ou será biri-biri o nome dessa frutinha verde e comprida muito usada por aqui pra temperar as deliciosas moquecas?), cravo-da-índia, algodão, bromélias...
Mais alguns metros e o perfume da alfazema nos envolvem, logo adiante outra casa de farinha, um pé de graviola, seringueira, mais cacau e já estamos chegando ao povoado. Aqui não há carros e a calçada, toda feita de pedras irregulares, fica exatamente no meio da rua! Casinhas de um lado, casinhas do outro, moradores simpáticos acenam e cumprimentam. Por nossa rua-calçada, ou será calçada-rua?, chegamos ao porto, já no Rio Maraú. Próxima parada?Ilha dos Tubarões, para visitarmos uma plantação de dendê e o engenho onde se extrai o azeite desta fruta. Se você já estiver com calor agora vai poder se refrescar na ilha em frente, em uma praia deserta. Após o banho vamos voltar de canoa pelo Rio do Céu, que nesse trecho forma um túnel natural em meio ao manguezal, lugar ideal para observar os aratus e caranguijos. Depois de desembarcar, faremos uma caminhada de cerca de 10 minutos até o topo do Morro da Bela Vista. Agora é só relaxar e curtir a deslumbrante vista.

 

ILHAS DA BAÍA DE CAMAMÚ

Este passeio parte do Porto do Jobel no Rio do Céu. A bordo de confortáveis lanchas, você irá descobrir os lugares mais bonitos da Baía de Camamu. Visitará vilarejos de pescadores, como o Campinho, Taipu de Dentro e Sapinho, diversas prainhas paradisíacas e a incrível Ilha da Pedra Furada. Formada por rochas com um arco natural coberto de palmeiras, a ilha da Pedra Furada encanta quem a visita. Aliás, foi assim que ela surgiu, de um encantamento... mas, isso já é uma outra história, a história da disputa dos índios Ubiracy e Marahu pelo amor da lindaSaquaíra. Na maré seca, os bancos de areia que contornam a ilha aparecem e tornam o lugar ainda mais bonito e criam vários aquários ideais para mergulhar e observar a vida marinha.

O almoço será na Ilha do Sapinho onde lagostas e camarões fresquinhos esperam por você (valor nãoincluído no passeio).

 

MORRO BELA VISTA ( sob consulta )

A mais deslumbrante vista panorâmica da Península de Maraú espera por você no Morro Bela Vista, também conhecido como Morro do Celular. E encantadora é a maneira de se chegar até lá: partiremos da praia do Cassange, no oceano Atlântico, caminharemos até a Lagoa do Cassange onde participaremos de uma vivência muito especial - a travessia da lagoa de canoa. Na outra margem da lagoa, subiremos por uma trilha em aclive leve e passaremos por trechos de Mata Atlântica até alcançarmos o topo do Morro, onde apreciaremos uma vista privilegiada do mar, da lagoa e da Península! Esse momento de encantamento pode ser desfrutado na rústica cabana, localizada no topo da colina, que oferece bebidas geladas e deliciosos tira-gostos como os famosos pastéis de frutos do mar e Banana Real.

 

PISCINA NATURAL DE TAIPU DE FORA

 

Sempre na maré baixa ela aparece, a grande vedete da península: a piscina natural da praia de Taipu de Fora. É nesta praia ma-ra-vi-lho-sa que a natureza resolveu criar a mais bela das piscinas, cercada por arrecifes e recheada de peixes e corais de todas as cores.
Praticamente sem ondas durante as marés secas - e são duas por dia! -, a piscina apresenta uma água com visibilidade excepcional. É o lugar ideal para fazer um mergulho livre e descobrir o fascinante mundo submarino. Após o mergulho nada melhor do que um barzinho na areia para tomar uma bebida refrescante e saborear um delicioso tira-gosto.

 

CACHOEIRAS DO TREMEMBÉ ( sob consulta )
Neste passeio, iremos vivenciar a Mata Atlântica com suas belezas naturais, árvores, flores, cheiros, sons e sua energia revitalizante.
Partindo do Porto de Jobel, de lancha, subiremos o Rio Maraú onde já poderemos apreciar a diversidade do manguezal, berçário de todo o ecossistema marinho e, de barco, chegaremos à maior cachoeira da Bahia que floresce de dentro da Mata Atlântica e despenca diretamente na água salgada do mar, a Cachoeira de Tremembé. Após curtir o visual fascinante e dar um mergulho nas águas espumantes de baixo da cachoeira vamos até a pitoresca Vila do Tremembé.  Caminhando pela vila que parece estar em outro mundo, passando pelas plantações de mandioca e cacau dos moradores.
Ficou com fome depois das aventuras ? Fique tranqüilo, você poderá saborear a deliciosa comida nativa: pitus - enormes camarões da água doce que mais parecem uma lagosta -, peixe fresco, catado de siri ... tudo preparado na hora e com carinho pelas donas de casa da vila do Tremembé.
De volta a Baía de Camamu faremos uma visita a nossa sede histórica, a cidade de Maraú, fundada em 1794 pelos frades Capuchinhos e retornaremos para a sua pousada.

 

 barragrande

BARRA GRANDE E PONTA DO MUTÁ

No período da tarde, seguiremos de carro até o extremo norte da península (15 km), na Praia dos três coqueiros, a última de mar aberto. A partir daí, seguimos caminhando pela praia, passando pela Pontá do Mutá. Um farol com mesmo nome, marca a entrada da Baía de Camamu, onde existia antigamente um forte português. A praia tem muitos coqueiros e belas rochas que afloram a superfície de água na maré baixa. Após 40 minutos chegamos ao píer de Barra Grande. A praia da vila de Barra Grande possui águas calmas, sem ondas, com algumas cabanas servindo bebidas geladas e tira-gostos. A idéia é passar a tarde na praia para observar as variações de luzes no decorrer das horas. Valendo a pena esperar até o fim. A vista do pôr do sol na Baía de Camamu é fantástica. Poucos lugares do litoral brasileiro souberam manter seu charme e sua natureza preservada. Barra Grande é um deles. Bem diferente do agito de centros turísticos mais famosos, o vilarejo possui um clima de tranqüilidade e um cenário natural belíssimo que deixa qualquer visitante encantado. Uma volta pela vila, chão de areia cruzam jardins com flores e árvores frutíferas. Poucos carros circulam. A vila é sempre tranqüila. Duração aproximadamente 5 horas, grau de dificuldade leve.
(Obs: a ordem das paradas são feitas de acordo com a maré do dia do passeio.)


- Caminhar pelas praias desertas
- Curtir a brisa do mar confortavelmente deitado em uma rede
- Andar de caiaque ou canoa na Lagoa do Cassange
- Jogar vôlei de praia
- Pegar ondas de bodyboard
- Ir pescar com os nativos
- Receber uma massagem relaxante (sob consulta prévia)

entre em contato; 73 3252192 / 73 99733903